Ultimas Atualizações

16 agosto 2017

O garoto que podia controlar o mar - Contos Peculiares (Ranson Riggs) - 1 Conto por dia #09




Fergus era um irlandês cuja peculiaridade era controlar correntezas e marés, e ele poderia ter mudado sua vida com esse dom, mas sua mãe era uma mulher doente, e ela não poderia viajar para perto do mar, visto que moravam muito longe, para que ele pudesse usar o seu dom e trazer muitos peixes para cara, afinal era um período difícil de fome. Mas ele se contentava com as sobras que tinha, para poder cuidar de sua mãe. Ela o fez prometer que nunca, jamais, contasse as pessoas que ele possui tal dom, pois elas iriam querer se aproveitar de suas boas intenções. Além disso ordenou que o filho partisse para perto do mar, depois de enterra-la, ele poderia fazer as malas e partir. Fergus concordou com tudo. 
Logo sua mãe partiu, e ele decidiu ir embora para perto do mar. Encontrou um lugar onde as pessoas tinha muitos bens, e ele achou que aquele era o lugar para ele ficar. Iria fixar residencia, e se tornaria o maior pescador de todos, já que possuía o dom certo para o negócio. Não encontrou muitas oportunidades de emprego, e na tentativa de pescar descobriu que não haveria nenhum jeito de acontecer. Um senhor se aproximou e lhe disse que ali ele não conseguiria pescar nada. Fergus lhe pediu um barco emprestado para ir até uma parte do mar. Mas o senhor disse que o barco seria destruído pelas rochas. E foi nesse momento que Fergus quebrou sua promessa e disse que com ele não aconteceria, que seria diferente, e mostrou ao homem, que lhe prometeu um banquete se fosse verdade, o seu verdadeiro dom. O homem encantado o levou para casa, e lhe serviu o banquete prometido. Muitas pessoas estavam lá e pediam que mostrasse o seu dom, mas ele não queria fazer de novo. 
Naquela noite, comeu e dormiu, até ser acordado por pessoas em seu quarto pedindo que lhes mostrasse o seu dom. Irritado, Fergus foi até o mar a contra gosto, e começou a fazer o mar se mexer. Logo um barco veio em direção em sua direção, mas foi estraçalhado pelas pedras. Os tripulantes se afogaram e os pertences foram até a terra. E foi ai que ele descobriu de onde vinha tanta riqueza daquele povo. Eles esperavam os barcos vir, roubavam os pertences que ficavam dos barcos destruídos, dividiam entre si, e viviam suas vidas. Fergus se sentiu usado e foi embora daquele lugar em cima de um pedaço de madeira que restou do barco. Mas logo foi resgatado por um navio e muitas coisas ainda estariam por vir.

Eu adorei esse conto. Acho que de todos foi o que eu li mais rápido, mesmo sendo um dos que tem mais páginas. 
Fiquei bem envolvida com a história, queria saber o que aconteceria com Fergus, como ele iria se virar sozinho com o seu dom. 
Uma história simples, mas que me fez ter o mesmo sentimento que tive quando li os Esplendidos Canibais. A moral da história pode casar muito bem com a que vimos no primeiro conto do livro. 
Na minha opinião esse deveria ter sido o ultimo conto, e assim fecharia com chave de ouro. 

14 comentários:

  1. Eu não gostei muito do primeiro livro e abandonei. Mas eu sei como é bom ter contos de uma série que a gente gosta. Fica aquele gostinho bom e mata saudade. Que bom este ter sido uma boa leitura.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Aaah que demais! Eu ainda não tive a oportunidade de ler as obras do Ranson, mas confesso que estou bem curiosa para ler esses contos. Achei muito interessante a história do Fergus, principalmente sobre o seu dom, fiquei indignada com as pessoas se aproveitando dele e estou curiosa para saber que outras aventuras ele irá viver. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  3. Caramba! Fiquei com vontade de ler esse conto e ver o que acontece com Fergus. Pelo que li, imagino que o autor quisesse passar que é melhor não nos expormos: nossas posses, nossas conquistas, nossos planos e dons, porque existem pessoas negativas e más que só querem tirar proveito de nós. Gostei bastante. Não conheço essa série de contos e nem o autor, mas fiquei feliz por conhecer aqui. Vou procurar saber mais a respeito. Parabéns pela resenha. Um beijo. Sucesso com o blog!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu já andei lendo algumas resenhas sobre esse conto e acho que não é um tipo de leitura que me atraia. Não consegui me conectar com os personagens e sua aventura.
    Por isso passo a dica.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Oi Giully, é ótimo quando nos deparamos com um conto tão completinho e bom como este parece ter sido. Fico muito feliz por você ter gostado.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu ainda não conhecia, mas adorei poder conhecer um pouco sobre o conto e fiquei bem curiosa para ler. Parece ser algo que eu leria bem rápido e tenho a impressão que vou gostar muito quando for ler.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Tenho vontade de conferir esse livro, principalmente depois dessa resenha. Esse é o estilo de conto acho mais interessante, mesclando o fantasioso do fim do protagonista com o trágico do comportamento humano.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. oieee
    tenho a trilogia das crianças peculiares mas esse ainda não tenho, não sou fã de contos mas esse por ser justamente dessa trilogia que gostei muito
    dica anotada
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu não gostei do primeiro livro, então parei a série. Achei a escrita bem cansativa e o autor ficou dando voltas e voltas sem sentido.
    Fico feliz que você tenha gostado, mas esse autor realmente não foi legal pra mim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Acho que eu iria gostar muito desse livro de contos.
    Esse parece ser muito bom, fiquei bem curiosa em ler.

    ResponderExcluir
  11. Achei legal a ideia desse livro de contos, mas como ainda não li a trilogia, acho que só vou ler bem depois... Parece ser uma história bem envolvente mesmo.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Ainda não li toda a trilogia do Ransom Riggs mas me interessei bastante pelos Contos Peculiares. Parece ser um ótimo conto, fiquei curiosa para conferir!
    Beijos,
    Karina.
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu li apenas o primeiro livro da trilogia e apesar de não ter amaaaado, eu gostei, por isso pretendo ler o conto em alguma oportunidade.
    Gostei dessa proposta de ler um conto por dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho o livro é muito bom amei todas as histórias dele

    ResponderExcluir