Ultimas Atualizações

19 novembro 2014

Feios (Scott Westerfeld) - Resenha







Título: Feios
Título original: Uglies
Autora: Scott Westerfeld
Quantidade de páginas: 415
Ano: 2010
Editora: Galera Record






O que conta?

Tali, é uma garota comum que vive em Vila Feia, e isso porque ela É feia. Não se preocupe Tali não é uma aberração ou um monstro, ela é comum, tão comum como qual quer um de nós (nesse mundo). A questão é que Tali vive em uma realidade onde a beleza é o que importa, e todos, após os 16 anos, são pessoas extremamente bonitas.
Tali está prestes a completar 16 anos e não vê a hora de se tornar "Perfeita", como são chamados após os 16 anos. Ela quer viver e se aventurar em Nova Perfeição assim como todos fazem. Tudo o que ela quer é ser igual. Na realidade de Tali, ao completar 16 anos, todos, sem exceção, devem passar por uma cirurgia, onde tudo no seu corpo é modificado, isso para que todos se tornem perfeitos.
No meio de sua longa espera para se tornar igual, Tali tem como hobbie espionar a cidade de Nova Perfeição, onde sempre acontecem as melhores festas, e de longe e bem escondida Tali pode observar despercebida. E é no meio de um desses dias de "espinar" que Tali conhece Shay, uma garota também Feia, e prestes a completar seu 16º aniversário. Acontece que diferente de Tali, Shay não quer se tornar Perfeita, e sim viver como nasceu. No início Tali acha absurdo alguém não querer viver sempre feliz e linda, indo nas festas mais badaladas e conhecendo cada vez mais gente. Mas Shay diz a Tali que elas deveriam fugir juntas para um lugar conhecido como "Fumaça", onde um grupo de "foras da lei" vive e são conhecidos por terem fugido antes da tão aguardada cirurgia. E é claro que de vez em quando os membro da Fumaça vão até Vila Feia recrutar algumas pessoas para seu "bando". Tali recusa a proposta, achando tudo aquilo cada vez mais absurdo e insano.
E é quando Shay desaparece antes de seu aniversário de 16 anos, que Tali se vê em uma situação nunca imaginada. Uma equipe de "Especiais", que são como agentes do governo vai investigar Tali e lhe diz que a cirurgia dela será desmarcada até que ela traga Shay de volta.
As escolhas de Tali podem mudar sua vida para sempre e talvez ela nunca saiba o que é ser quem ela sempre sonhou.

O que achei?

Amei! Amei! Amei!

Essa distopia, assim como é característico do gênero, nos trás um governo totalmente agressivo e que muda a vida das pessoas de uma forma tão absurda de se imaginar que acaba sendo cruel.
É de uma inteligência incrível esse livro!
Feios aborda temas importantíssimos para o convívio em sociedade, e carrega como tema principal o preconceito e o racismo.
A leitura é muito gostosa, e apesar das suas 415 páginas,você é capaz de ler o livro em um único dia, dependendo do seu ritmo de leitura, pois ele te envolve de uma forma tão sutil, que quando percebe, acabou. Claro, a diagramação e formato do livro influencia muito ao saborear a leitura.

Classificação:

Espero que tenham gostado!
Deixe seu comentário.
Até a próxima ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário