Ultimas Atualizações

12 setembro 2014

As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia (Marion Zimmer Bradley) - Resenha




Nome do Livro: As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia (Livro um)
Título Original:The Mists of Avalon
Autor: Marion Zimmer Bradley
Quantidade de páginas: 308
Editora: Nova Cultural (Minha edição)/ Imago (Novas edições)

Sinopse:Neste enorme e emocionante romance, a lenda do rei Artur é contada pela primeira vez através das vidas, das visões e da percepção das mulheres que nela tiveram um papel central. Igraine, Viviane, Guinevere, Morgana. Elas revelam, com as suas vidas e sentimentos,a lenda de Artur, como se fosse nova de, ao mesmo tempo, levam o leitor a integrar-se na história, de maneira natural e profunda. Assim, esta obra proporciona uma narrativa soberba de uma lenda, e a recriação dessa lenda, bem como a brilhante contribuição para a literatura do ciclo arturiano.

*Sem Spoiler

Em "A Senhora da Magia" primeiro livro da série de 4 livros "As Brumas de Avalon", conhecemos o início da história do Grande Rei Artur, antes mesmo de ser concebido, e pelo ponto de vista de sua irmã mais velha Morgana.
Dessa forma nos é apresentada inicialmente a história de Igrane, uma jovem de 19 anos, casada com o Duque da Cornualha, Gorlois, tem uma filha de 4 anos, Morgana, seu nome, e ainda cuida e cria sua irmã mais nova, Morgause.
Mesmo sabendo não amar o marido, Igrane era grata, pois nada lhe faltava, e também Gorlois deixou que criasse a filha sem que desmamasse antes da época par que não acabasse morrendo, com acontecia com as outras crianças na época de desmamar. 
O que Igrane não sabia é que seu destino já havia sido traçado, e ela descobre isso no dia em que Viviane, sua irmã, e seu pai, o Merlin da Bretanha batem a sua porta lhe contando que seu destino era gerar um filho que seria o Grande Rei da Bretanha, mas que não seria concebido por Gorlois, e sim pelo futuro Rei, Uther Pendragon. Igrane ignora a ideia, pois não trairia o marido de forma alguma. E é depois dessas palavras que Igrane percebe estar errada sobre toda a sua gratidão, sabedoria sobre o amor e destino.

*Protagonista

Morgana - Em "As Brumas de Avalon" Morgana não é a bruxa má que todos contam, quando ouvimos falar das lendas Arturianas. Aqui nos é apresentado uma Morgana rejeitada e muito trabalhadora, seguidora das regras e instruções da Deusa na qual acredita e no fim, a vítima de toda uma vida de dedicação a essa mesma Deusa e sua tia Viviane, Senhora do Lago.
  
Viviane - Conselheira, forte, imponente, sabia, calculista e determinada, essa é  Viviane, Sacerdotisa de Avalon e Senhora do Lago. Filha da Senhora do Lago anterior a ela, cresceu sob os cuidados, conhecimento e sabedoria do povo de Avalon. A Deusa fala através dela e não cabe a ela questionar as decisões, mesmo que tenham grandes consequências.
 
*Vale a pena ler?

Sou suspeita para falar, quando o assunto envolve as lendas Arturianas. Sou completamente fascinada por toda a história e mitos por trás disso e comentei sobre esse assunto na resenha da série de TV Merlin. Mas não achem que a série Merlin tem algo a ver com o livro "As Brumas de Avalon", bem pelo contrario, tudo é diferente, a não ser por um fato e outro que são os que realmente são baseados dos fatos que supostamente ocorreram no reinado de Artur.
Já adianto que pode não ser uma leitura fácil, pois a muitas palavras que não usamos no nosso cotidiano e provavelmente algumas das quais nem ouvimos falar. Mas deixe isso de lado e vá lendo aos poucos, entre uma leitura e outra, não precisa ler de uma vez como eu faço (já li mais de uma vez). As Brumas (qualquer um dos livros), são para ser lidos e degustados, e não as presas. Se você acha que não vai poder se dedicar a leitura então não comece a ler (fica a dica). Marion, nos trás essa incrível história para ser saboreada e compreendida de todas as formas cabíveis.
Também não vão com expectativas de que será um romance sobre o triângulo amoroso, Artur, Guinevere e Lancelo, pois não é romance bobinho que vão vão encontrar. O livro trás muita guerra, matança, crueldade, problemas familiares, magia, amor "caliente", religião (nada profundo, somente sobre a disputa de poder) dentre outros temas.

*A Edição

Geralmente não uso esse tópico, mas tenho que comentar, pois a foto que usei foi da capa de uma das edições do livro, que pouca gente conhece.
Essa edição é da editora Nova Cultural (extinta) e foi publicada em 1982. Como da pra perceber essa não é uma edição de livro comum, é uma edição de livro de banca, pois isso o meu está bem surradinho, mesmo não dando para perceber pela foto. A questão é minha mãe leu essa série de livros durante a gravidez, enquanto eu estava para nascer (será que isso me influenciou?? Não tenho duvidas), e é exatamente por isso que ela está caindo aos pedaços. Quem conhece livro de banca sabe que eles não são feitos para durar eternamente, como folhas tipo jornal e capa mole, e esse meu livro (na verdade a coleção toda) é bem nesse estilo de capa e folha, com letras bem pequenas. Não sei falar sobre as novas edições porque não tive a chance de ler nessa novo, mas pretendo comprar assim novinha para que meus filhos possam ler também, sem que desmonte. ;P

*Livrinhos de ouro.



Espero que tenham gostado!
Deixem seus comentários.
E até a próxima! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário