Ultimas Atualizações

27 fevereiro 2014

Noah Foge de Casa (John Boyne) - Resenha

Hoje, com muito prazer, venho resenhar um dos livros que vou levar para sempre como queridinho. Se tornou um dos meu preferidos, e me fez querer conhecer mais o trabalho desse autor, de escrita cativante e tão gostosa de ser apreciada que é John Boyne.

O autor é mais conhecido por seu livro "O menino do pijama listrado" e pela adaptação feita para o cinema. E estou muito curiosa para ler mais essa obra.


O LIVRO

Título: Noah Foge de Casa (Noah Barleywater Runs Away)
Autor: John Boyne
Editora: Cia. das Letras
Ano de edição: 2011
Número de páginas: 194

Onde comprar:http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/externo/index.asp?id_link=12976&destino=/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=42161116&

Noah foge de casa conta, obviamente, a história de Noah, um garotinho de 8 anos que foge de casa, por querer conhecer o mundo e ser reconhecido. Ele sai no meio da noite e passa por duas cidades, até que na terceira conhece personagens bem peculiares, e um velho artesão que o acolhe em sua casa, em cima de uma loja de brinquedos. Brinquedos esses que foram feitos de madeira pelo próprio artesão. O Velho conta a Noah histórias sobre sua vida, fatos incríveis, que fascinam o garoto durante horas, horas que passam despercebidas, e quando se vê já anoiteceu.

O QUE DIZER...

A Classificação do livro não poderia ser outra senão Infantil. Noah tem 8 anos e os diálogos bem construidos são os que crianças de 8 anos teria com colegas ou com as pessoas mais velhas. Mesmo trazendo bons momentos de reflexão para a vida, isso só é interpretado se visto do ponto de vista de um adulto, e mesmo assim podem passar despercebidos.
Gostei muito das lições passadas pela mãe de Noah e algumas me lembraram fatos de minha própria infância, com a citação na imagem 
Todos os acontecimentos se passam em um único dia, o que torna a narrativa bem empolgante e o fato de sempre querer saber mais sobre a história do Velho e sobre a possível volta de Noah para casa, forma a leitura bem rápida.
Interessante que o autor em momento nenhum  nos conta o nome do Velho, mas a história é tão empolgante que mal percebemos isso, a não ser no fim, quando o nome é realmente revelado, e acabamos por juntar alguns fatos questionáveis na história.

NOTA PARA LEITURA...


 5 Livrinhos de Ouro



Escrito por: #Giully

Nenhum comentário:

Postar um comentário